Em 2010 a cidade de Gramalote, Colômbia, foi devastada por um trágico deslizamento de terra causado por fortes chuvas e uma série de terremotos de baixa intensidade. A cidade está sendo reconstruída a partir do zero numa nova localidade e nessa empreitada o governo promoveu algumas competições de arquitetura para os projetos dos principais edifícios públicos, incluindo uma escola secundária, um centro desportivo, um centro cultural, um mercado público, um lar para idosos e um centro agrícola.
Os arquitetos Rodrigo Chain e Jheny Nieto compartilharam conosco sua proposta vencedora para a Praça do Mercado de Gramalote, uma estrutura composta por 15 módulos de concreto que ocupam um terreno bastante inclinado. Saiba mais sobre o projeto a seguir.
Os módulos de concreto que abrigam a estrutura servem ao mesmo tempo como pilares e cobertura, formando um conjunto de funis que coletam água da chuva para irrigação. A praça é delimitada por uma segunda estrutura, feita de tijolos produzidos localmente, criando uma barreira permeável que permite que as atividades do mercado ocupem os generosos espaços públicos ao redor do edifício.
Há entradas para o mercado em ambos os níveis superior e inferior. Na entrada mais baixa uma grande área aberta proporciona espaço o bastante para feiras temporárias de produtos agrícolas, eventos gastronômicos e outras atividades culturais. O mercado incorpora o declive, conectando as duas entradas com um caminho em zig-zag que ameniza a inclinação abrupta e evita movimentos de terra.
Arquitetos
Rodrigo Chain + Jheny NietoLocalização
Gramalote, North Santander, ColômbiaEquipe de projeto
Rodrigo Chain, Jheny NietoÁrea
1925.0 m²Fotografias
Courtesy of Rodrigo Chain + Jheny Nieto